1 – Higiene Oral:
Essa é a área onde mais devemos nos dedicar, pra melhora da nossa saúde e qualidade de vida.
Devemos começar primeiramente com o uso do fio dental, o qual é indispensável, pois remove os resíduos alimentares entre os dentes, onde a escova não tem acesso. Remove cerca de 26% da placa bacteriana.
Devemos dar preferência para os fios não encerados e sempre começar com estes antes da escovação para ir deslocando os resíduos.
Cortamos aproximadamente 45 cm de fio e enrolamos nas extremidades dos dedos médios. Usar os polegares para conduzir o fio cuidadosamente entre os dentes. Evitar o contato brusco para não traumatizar a gengiva.
Curvar suavemente ao redor da superfície lateral de cada dente e movimentar para cima e para baixo penetrando ligeiramente abaixo da linha da gengiva, removendo a placa.
O segundo passo é a higienização da língua, devendo ser feita antes da escovação dental.
A língua é um órgão responsável pelo paladar e participa do processo de mastigação e digestão dos alimentos, dessa maneira retém restos alimentares e microorganismos formando a placa lingual, causando mau hálito.
3.0 Passo: Escovação Dental:
O terceiro passo é o uso de uma escova dental macia, com cerdas arredondadas, com cabo anatômico e que seja compatível com o nosso tamanho bucal, que por ventura também não traumatize bochechas, lábios e língua e que atinja todos os dentes, inclusive os do fundo da boca.
As escovas devem ser guardadas sempre com capas protegendo as cerdas ou em caixas. Devendo ser trocadas a cada 4 meses, quando as cerdas se abrirem ou quando houver alguma infecção do trato respiratório.
O tempo de escovação deve ser aproximadamente de 3 min, lembrando sempre em escovar a área dos dentes próximo da gengiva, onde há maior acúmulo de placa.
As técnicas de higiene oral são diferenciadas para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Para crianças de 7 à 13 anos:
Devemos manter os dentes fechados e escovar fazendo movimentos circulares do lado de fora dos dentes. A parte de dentro, onde se mastiga, fazemos movimentos de vai-e-vem.
Lembrando que devemos obedecer sempre uma sequência, começando pelas faces vestibular, lingual, oclusal e com muita atenção para os últimos dentes.
Para adolescentes e adultos:
Escovar do dente do fundo para a frente da boca, fazendo movimentos giratórios com a escova inclinada.Fazendo leve pressão para que as cerdas removam restos de alimentos que ficam nos espaços entre os dentes e entre estes e as gengivas.
Primeiro escovar os do lado de fora(letra A) e depois os do lado de dentro(letra B) de uma das “fileiras” de dentes de cima . Escove do mesmo jeito a outra “fileira” e os dentes de baixo. Depois, limpe a parte de cima de todos os dentes fazendo movimentos de vai-e-vem com a escova.